ECONOMIA DE ÁGUA: APRENDA A ECONOMIZAR AO LAVAR LOUÇA

Publicado em 09 de fevereiro de 2018 às 17:55

A falta de água é uma realidade e a economia de água é um dever de todos. Cada um deve fazer a sua parte e a melhor forma de começar é em ações cotidianas. A mudança de hábitos simples pode trazer resultados concretos se partir de todos. O dia a dia na cozinha também deve se adequar para essa nova realidade, cada vez mais concreta. Confira como você pode economizar água na hora de lavar louça:

 

 Torneira aberta NEM pensar!

 

O primeiro passo é simples e deve ser uma regra sempre. Lavar louça com a torneira aberta desperdiça 117 litros de água a cada 15 minutos, segundo a Sabesp. Em vez de desgrudar a sujeira de pratos, panelas e talheres com ajuda da água corrente, procure encher uma bacia (ou a própria pia) com detergente para fazer esta função. Para facilitar ainda mais, tenha ao seu lado um pequeno cesto de lixo, para remover a sujeira antes de iniciar a lavagem. Use um talher ou até mesmo uma esponja com um pouco de detergente, já fazendo uma “pré-lavagem”.

 

 Comesse pelo os mais fáceis

 

Comece a lavagem pelas louças menos suja. Deixe as peças mais complicadas no fundo da pia. Desta forma, a água que cai enquanto você faz o enxague, amolece as sujeiras grudadas. Este reaproveitamento de água fará com que você abra a torneira menos vezes.

 

Tome decisões sustentáveis

 

A escolha da temperatura da água é uma delas, já que a água quente gasta mais energia. Além disso, aguardar a água esquentar logo que a torneira é ligada é uma forma notável de desperdício de uma quantidade considerável de água, que poderia ser reaproveitada para outras atividades.

 

 Uso moderado do detergente

 

Economizar detergente diminui o risco de contaminação da água de rios e oceanos e também demanda menos água para retirá-lo no enxague. O excesso também pode ser evitado quando se mistura detergente e água em um pote e molha-se a esponja nele, em vez de colocá-lo diretamente nas louças. A escolha dos produtos usados também é fundamental: busque sempre buchas vegetais e detergentes biodegradáveis.

 

 Hora do enxague

 

Enxague o maior número possível de peças de uma vez. De preferência, a louça toda. Quanto menos vezes você abrir a torneira, maior a economia. E, por último, esteja sempre atento se a torneira está muito bem fechada. Uma torneira gotejando desperdiça 46 litros de água por dia, um total de quase 1,4 mil litros por mês. Certifique-se sempre que a manutenção do seu encanamento está em dia. Um furo minúsculo em um cano pode desperdiçar até 3,2 mil litros de água por dia.

Os produtos Fimap são vendidos nas melhores lojas do setor de contrução e decoração. Entre em contato conosco!

Veja também

FIMAP REALIZA 10 EDIÇÃO DA SIPAT 2018

Publicado em 11 de maio de 2018 às 21:12

A Fimap realizou no auditório do SISEP no ultimo dia 09 de maio a 10º Edição da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) com o tema “Sinônimo de segurança é a esperança de dias melhores”. O evento, acontece todo ano e trazem diversas palestras sobre temas voltados…

Ideias para decorar cozinha com criatividade

Publicado em 20 de abril de 2018 às 21:21

A cozinha é um dos cômodos mais adorados pelos amantes de culinária. Ter uma cozinha bem decorada é essencial para o bom aproveitamento do espaço. Uma sugestão que vem sido usada com frequência é pintar uma parede com tinta lousa, por ser bastante receptivo e alegre. Você pode anotar receitas,…

Veja dicas como lavar o banheiro da forma correta

Publicado em 13 de abril de 2018 às 21:12

Se há um cômodo na casa que precisa de cuidados especiais na hora da limpeza, com certeza esse é o banheiro. É comum que muitas pessoas tenham dúvidas de como lavar o banheiro com mais assertividade e eliminando todas as bactérias.   Como vimos que nada pode ficar de fora…